quinta-feira, 24 de maio de 2012

A importância do Ecoturismo na preservação do meio ambiente

Antes de mais, é necessário explicar que o Ecoturismo é um segmento da actividade turística que utiliza de forma sustentável o património natural e cultural, incentiva a sua conservação e procura a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações locais.

Esta actividade procura valorizar as premissas ambientais, sociais, culturais e económicas e inclui a interpretação ambiental como um factor importante durante a experiência turística.

 
O Ecoturismo se bem planeado e desenvolvido, pode trazer às populações locais benefícios amplos, como oportunidades de diversificação e consolidação económica, geração de empregos, conservação ambiental, valorização da cultura, conservação e/ou recuperação do património histórico, recuperação da auto-estima, entre outros (WWF, 2003). Quando se fala em Ecoturismo, referimo-nos à sustentabilidade, à autenticidade e à originalidade dos meios visitados!




Quando entramos numa área natural quase sempre nos sentimos bem, percebemos que alguma coisa muda. Quanto mais nos aprofundamos nessa relação, nessa intimidade com os elementos naturais, percebemos que ali há uma grande escola que nos proporciona uma das raras oportunidades que temos para realmente evoluir. Quem já teve a experiência de, por exemplo, caminhar por uma mesma trilha diversas vezes pode compreender isso: a cada vez que a percorremos existem coisas diferentes que podemos ver ou coisas diferentes em que pensar. A situação nunca se repete, o que nos leva a reflectir sobre a constante transformação de tudo. Ao perceber isso percebemo-nos a nós mesmos (Neiman & Mendonça, 2000).



O Ecoturismo é normalmente praticado em zonas protegidas pelo que os turistas são levados a cumprir um conjunto de regras predefinidas com vista à preservação dos ecossistemas no seu estado natural, da sua vida selvagem e da sua população nativa. Os impactes são inevitáveis a partir do momento em que o ser humano, seja de que maneira for, intervém num habitat natural. Por isso, a dificuldade está em conseguir conciliar desenvolvimento económico e preservação da natureza. Mas uma coisa é praticamente certa: quem gosta da natureza e reserva as suas férias ou fins-de-semana para a descobrir, tende a respeitá-la.



Vive a Natureza, o Planeta agradece...

Sem comentários:

Enviar um comentário