quarta-feira, 20 de abril de 2011

Reserva Mamirauá – Um dos melhores destinos de Ecoturismo do Mundo

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM) foi a primeira unidade de conservação desta categoria implantada no Brasil.

Localização: A Reserva situa-se na confluência entre os Rios Solimões e Japurá. A cidade de Tefé, no Estado do Amazonas é o portão de entrada à Reserva devida à sua proximidade.


Por ser a maior área existente dedicada à protecção da várzea amazónica, possui reconhecimento internacional, sendo um dos sítios da convenção Ramsar, que protege áreas alagáveis em todo o mundo.

Características: Anualmente, o nível da água oscila entre 10 e 12 metros devido ao aumento das chuvas e ao desgelo da cordilheira dos Andes. Duas estações são definidas nesta região e chamadas de Período da Seca e Período da Cheia.

No período da cheia, mais de 1 milhão de hectares pertencentes à Reserva Mamirauá fica submersa, onde uma infinidade de sedimentos e nutrientes se deposita, ocasionando a produtividade da várzea amazónica tanto no sistema aquático como no terrestre.
A fauna de Mamirauá é altamente endémica devido às condições impostas pelo regime de secas e cheias. O que, por um lado, limita a sobrevivência de espécies terrestres neste ecossistema, por outro, permite o surgimento de adaptações que definem a especiação e endemismo neste ambiente.

A ocupação humana actual da Reserva é datada do início do século XX. Hoje a população existente é basicamente resultante da miscigenação entre povos, considerados ribeirinhos.

Em 2003, a revista americana Conde Nast Traveler concede à reserva Mamirauá o prémio de melhor destino de Ecoturismo do mundo. Também neste ano a Reserva recebeu o prémio de conservação da Smithsonian Magazine e Traveleres Foundation.

Como chegar:
A cidade de Tefé é o portão de entrada para a Reserva Mamirauá. A Pousada Flutuante Uacari fica a 1 ½ hora de barco motorizado e 3 ½ de Barco regional de Tefé.
Para segurança e bem-estar de todos, a viagem de Tefé até a Pousada Uacari é feita apenas durante o dia.

Aéreo:
Através da companhia aérea TRIP Linhas Aéreas, você terá acesso a cidade de Tefé partindo de Manaus.
Consulte seu agente de viagens ou pelo site www.voetrip.com.br


Boa viagem!

Sem comentários:

Enviar um comentário