segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tomar vai ter um empreendimento de turismo ecológico!

Um empreendimento turístico ecológico vai nascer nas margens da albufeira do Castelo do Bode, em Tomar, denominado 'Área Turística de Vila Nova'. O objectivo deste projecto, que já tem o Plano de Pormenor aprovado pelo executivo camarário, é “proteger as áreas de maior sensibilidade ecológica essenciais para assegurar a sustentabilidade da paisagem”.


“Aposta-se clara e inevitavelmente no turismo da Natureza, o grande factor distintivo e competitivo deste projecto que começou por um rigoroso diagnóstico e caracterização do património arqueológico, para além de elencar todos os elementos arbóreos notáveis que ali se encontram, no sentido da sua preservação”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Corvelo de Sousa, de acordo com um comunicado enviado às redacções.


O empreendimento prevê três aldeamentos turísticos com moradias e apartamentos, num total de 1023 camas, servidos por piscinas comuns, zonas de estar e de lazer colectivas e alguns campos de jogos. A Área Turística de Vila Nova terá um centro hípico, um porto de recreio e um restaurante.


Na área de intervenção, de 124 hectares, vai também ser construído um Parque da Natureza constituído por espaços naturalizados e caminhos pedonais equipados com estruturas amovíveis de informação e/ou observação da fauna local. Este parque será equipado com um Centro de Interpretação Ambiental.


Apesar da proposta de ocupação ser, por agora, exclusivamente para “uso turístico”, esta área “deverá ter ao longo do seu desenvolvimento um conjunto de preocupações que a aproximem o mais possível do conceito de eco-resort através da utilização de fontes de energia alternativas e técnicas de climatização passiva”, disse o arquitecto Paulo Viana, autor do Plano de Pormenor.

Redacção Planetazul
06/04/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário